03.04
2023
A partir desta semana vamos começar uma série de artigos sobre Design Patterns, snippets tão úteis como controversos. Apesar das críticas contrárias a sua utilização, sua importância é inegável, não apenas como uma biblioteca de padrões mas principalmente como uma forma de estudar diferentes abordagens a soluções comuns no dia-a-dia do desenvolvimento.
Para esta série vamos utilizar como referência os patterns descritos no livro Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software (disponível na Amazon em inglês e português).
Os Design Patterns podem ser separados em três categorias:
- Creational Patterns – padrões de criação
- Structural Patterns – padrões estruturais
- Behavioral Patterns – padrões comportamentais
Creational Patterns
- Abstract Factory
- Builder
- Prototype
- Singleton
Structural Patterns
- Adapter, Wrapper ou Translator
- Bridge
- Composite
- Decorator
- Facade
- Flyweight
- Proxy
Behavioral Patterns
- Chain of Responsibility
- Command
- Interpreter
- Iterator
- Mediator
- Memento
- Observer ou Publish/Subscribe
- State
- Strategy
- Template Method
- Visitor
Conforme cada pattern for publicado seu link será atualizado acima. Acompanhe nas próximas semanas.