Design Patterns: Uma Nova Série de Artigos

por Fabio A. Mazzarino

A partir desta semana vamos começar uma série de artigos sobre Design Patterns, snippets tão úteis como controversos. Apesar das críticas contrárias a sua utilização, sua importância é inegável, não apenas como uma biblioteca de padrões mas principalmente como uma forma de estudar diferentes abordagens a soluções comuns no dia-a-dia do desenvolvimento.

Para esta série vamos utilizar como referência os patterns descritos no livro Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software (disponível na Amazon em inglês e português).

Os Design Patterns podem ser separados em três categorias:

  • Creational Patterns – padrões de criação
  • Structural Patterns – padrões estruturais
  • Behavioral Patterns – padrões comportamentais

Creational Patterns

  • Abstract Factory
  • Builder
  • Prototype
  • Singleton

Structural Patterns

  • Adapter, Wrapper ou Translator
  • Bridge
  • Composite
  • Decorator
  • Facade
  • Flyweight
  • Proxy

Behavioral Patterns

  • Chain of Responsibility
  • Command
  • Interpreter
  • Iterator
  • Mediator
  • Memento
  • Observer ou Publish/Subscribe
  • State
  • Strategy
  • Template Method
  • Visitor

Conforme cada pattern for publicado seu link será atualizado acima. Acompanhe nas próximas semanas.