Índice TIOBE e o Sobe-Desce da Linguagem C/C++

por Fabio A. Mazzarino

Índice TIOBE é um índice mensal holandês criado em 2002 que mede a popularidade das linguagens através de pesquisas automatizadas em diversas fontes, muito respeitado no meio de desenvolvimento, apesar de estar no centro de algumas controvérsias nos seus 18 anos de existência.

No mês de Out/2020 o índice indicou algumas tendências interessantes. A começar pela linguagem C, que continua relevante e se estabelecendo como linguagem mais relevante segundo o índice. Enquanto que a linguagem C++ vem se mantendo estável, porém desde 2018 vem consistentemente perdendo espaço para a linguagem Python. Veja o gráfico:

É possível conferir em azul e laranja as linguagens C e C++, respectivamente. Enquanto isso Java está rapidamente perdendo a liderança, que sempre dividiu com as linguagens C/C++, enquanto que python vem se mostrando cada vez mais relevante.

Mesmo com essa tendência de mudança o rank continua com as linguagem Java, C e C++ nas mais relevantes:

  1. C++
  2. Java
  3. Python
  4. C
  5. C#
  6. Visual Basic
  7. JavaScript
  8. PHP
  9. R
  10. SQL

Pelo gráfico é possível verificar que tanto linguagem C como C++ está estáveis há algum tempo, mas tem grande chance de se tornar menos relevante que python em 2021.