Usando Socket com C – Parte 2: Cliente

por Fabio A. Mazzarino

Dando continuidade ao último post, vamos aprender como fazer um cliente para o servidor echo desenvolvido na semana passada. Mas com um acréscimo, o cliente echo procura pelo servidor na rede local.

Lembrando que o exemplo a seguir foi desenvolvido utilizando Linux. Segue o código e comentários:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>
#include <unistd.h>
#include <arpa/inet.h>
#include <sys/socket.h>
int main() {
    struct sockaddr_in clientaddr;
    int clientsocket = 0;

    if ((clientsocket = socket(AF_INET, SOCK_STREAM, 0)) == -1) {
        printf("Cannot create client socket\n");
        exit(1);
    }

    printf("Looking for echo server on 192.168.0.*\n");
    for (int ct = 1; ct < 255; ct++) {
        struct sockaddr_in clientaddr;
        char serveraddr[16] = "";
        char buffer[512] = "";
        int nwritten = 0;
        int nread = 0;

        sprintf(serveraddr, "192.168.0.%d", ct);

        bzero(&clientaddr, sizeof(clientaddr));
        clientaddr.sin_family = AF_INET;
        clientaddr.sin_port = htons(5000);
        clientaddr.sin_addr.s_addr = inet_addr(serveraddr);

        if (connect(clientsocket, (struct sockaddr*)& clientaddr, sizeof(clientaddr)) == -1) {
            // no echo server found on this IP
            continue;
        }
        if (write(clientsocket, "abc\n", 4) == -1) {
            printf("Cannot send data to echo server on IP %s:5000\n", serveraddr);
            continue;
        }

        bzero(buffer, sizeof(buffer));
        if ((nread = read(clientsocket, buffer, sizeof(buffer))) == -1) {
            printf("Cannot receive data from echo server on IP %s:5000\n", serveraddr);
            continue;
        }
        buffer[nread] = '\x0';
        if (strcmp(buffer, "abc")) {
            printf("Found echo server on IP %s:%d\n\n", serveraddr, 5000);
            break;
        } 
    } 
    close(clientsocket);
    exit(0);
}

Em primeiro lugar é necessário criar o socket, usando a função socket(), tal qual no servidor é preciso definir as configurações do socket, que devem ser equivalentes às do servidor.

Em seguida é necessário preencher a struct sockaddr_in com os dados para conexão, como IP e porta. Como estamos procurando pelo servidor na rede local, essa parte já fica dentro de um loop que procura de 0 a 254. Note que a forma de preencher é muito parecida com a do servidor, porém o endereço precisa ser especificado e convertido utilizando a função inet_addr().

Com a struct sockaddr_in preenchida podemos chamar a função connect(), que faz a conexão com o servidor. Caso a conexão falhe, significa que a porta no IP em questão não está aberta, então não é o servidor que estamos procurando.

Quando a função connect() funcionar com sucesso é necessário fazer um teste, enviando uma string pré-definida com write(), seguida da leitura de uma string com read(), se efetivamente for o servidor de echo as duas strings tem que ser iguais.

No próximo post vamos repetir os exemplo utilizando C++ e boost::Asio.