01.09
2020
Dando continuidade ao último post, vamos aprender como fazer um cliente para o servidor echo desenvolvido na semana passada. Mas com um acréscimo, o cliente echo procura pelo servidor na rede local.
Lembrando que o exemplo a seguir foi desenvolvido utilizando Linux. Segue o código e comentários:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>
#include <unistd.h>
#include <arpa/inet.h>
#include <sys/socket.h>
int main() {
struct sockaddr_in clientaddr;
int clientsocket = 0;
if ((clientsocket = socket(AF_INET, SOCK_STREAM, 0)) == -1) {
printf("Cannot create client socket\n");
exit(1);
}
printf("Looking for echo server on 192.168.0.*\n");
for (int ct = 1; ct < 255; ct++) {
struct sockaddr_in clientaddr;
char serveraddr[16] = "";
char buffer[512] = "";
int nwritten = 0;
int nread = 0;
sprintf(serveraddr, "192.168.0.%d", ct);
bzero(&clientaddr, sizeof(clientaddr));
clientaddr.sin_family = AF_INET;
clientaddr.sin_port = htons(5000);
clientaddr.sin_addr.s_addr = inet_addr(serveraddr);
if (connect(clientsocket, (struct sockaddr*)& clientaddr, sizeof(clientaddr)) == -1) {
// no echo server found on this IP
continue;
}
if (write(clientsocket, "abc\n", 4) == -1) {
printf("Cannot send data to echo server on IP %s:5000\n", serveraddr);
continue;
}
bzero(buffer, sizeof(buffer));
if ((nread = read(clientsocket, buffer, sizeof(buffer))) == -1) {
printf("Cannot receive data from echo server on IP %s:5000\n", serveraddr);
continue;
}
buffer[nread] = '\x0';
if (strcmp(buffer, "abc")) {
printf("Found echo server on IP %s:%d\n\n", serveraddr, 5000);
break;
}
}
close(clientsocket);
exit(0);
}
Em primeiro lugar é necessário criar o socket, usando a função socket(), tal qual no servidor é preciso definir as configurações do socket, que devem ser equivalentes às do servidor.
Em seguida é necessário preencher a struct sockaddr_in com os dados para conexão, como IP e porta. Como estamos procurando pelo servidor na rede local, essa parte já fica dentro de um loop que procura de 0 a 254. Note que a forma de preencher é muito parecida com a do servidor, porém o endereço precisa ser especificado e convertido utilizando a função inet_addr().
Com a struct sockaddr_in preenchida podemos chamar a função connect(), que faz a conexão com o servidor. Caso a conexão falhe, significa que a porta no IP em questão não está aberta, então não é o servidor que estamos procurando.
Quando a função connect() funcionar com sucesso é necessário fazer um teste, enviando uma string pré-definida com write(), seguida da leitura de uma string com read(), se efetivamente for o servidor de echo as duas strings tem que ser iguais.
No próximo post vamos repetir os exemplo utilizando C++ e boost::Asio.
Comentários
[…] Dando sequência à série de desenvolvimento com sockets usando boost::Asio em C++ o post vai demonstrar como fazer um cliente echo que procura o servidor na rede local, nos moldes do que já foi feito com C ANSI. […]